Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Les Portugalmaniacs
4 novembre 2006

Dia todos os santos

Voilà ce que écris wikipedia sur ce jour du 1er Novembre

Com a conversão ao cristianismo dos povos europeus, se foi estabelecendo a partir dos Séculos IV e V o calendário litúrgico católico, surgindo as celebrações do dia dos fiéis defuntos e do dia de Todos-os-Santos, mitigando as referências às entidades pagãs, erodindo a popularidade da sua mitologia em favor da presença dos santos católicos.

Para as diferenças entre as festividades pagãs e católicas no mesmo dia 1 de novembro, ver Dia de Todos-os-Santos. E para as diferenças entre este dia e o dia 2 de novembro, ver Dia dos fiéis defuntos.

Atualmente, além das práticas de pedir doces ou de vestir roupas de fantasias que se popularizaram inclusive no Brasil, podemos encontrar pessoas que celebram à moda celta, como os praticantes do druidismo (o druida era o sacerdote dos celtas) ou da wicca (considerada como uma forma de bruxaria moderna).

Um ritual habitual na noite de 31 de outubro é o de acender uma vela numa das janelas de casa, em homenagem aos seus ancestrais.

Muitos grupos se reúnem e meditam em volta de fogueiras para honrar seus mortos e seus deuses, com oferendas como frutas e flores, e terminam a festa compartilhando comida e bebida, música e dança. Uma boa bebida para essa época é o leite quente com mel, servido com pedaços de maçã e polvilhado com canela. Pode-se acrescentar o chocolate, que na época dos celtas não existia, mas que hoje é muito bem-vindo!

J'ai entendu parlé d'une tradition populaire venant de la région de Ourem - Fatima ;

les enfants font du porte à porte et demande " TIA DA-ME O BOLO " ce gateaux c'est le Bolo dos Santos

Composição :


1 laranja em sumo
1 laranja em raspa 
1 colher (chá) canela em pó 
1 colher (chá) erva doce 
100 gr açúcar 
2 ovos 
75 gr banha 
1.50 dl água quente
35 gr fermento de padeiro 
600 gr farinha de trigo 

Deite a farinha num alguidar, abra-lhe uma cavidade ao centro e deite aí o fermento desfeito com os dedos, junte a água morna e vá mexendo com as pontas dos dedos até o fermento se dissolver. Envolva então em farinha até ficar com a consistência de massa de pão e deixe levedar. Quando tiver levedado junte o ovo, o açúcar a banha derretida, a erva doce, a canela, o sal e o sumo e raspa de laranja (pequena), amasse muito bem e bata bem a massa até obter a consistência de pão (pode ter de levar ao amassar mais um pouco de água ou farinha conforme esteja muito dura ou mole). Faça depois uma bola com a massa e coloque-a no alguidar polvilhado com a fairnha, cubra com um pano, e deixe levedar num local quente. Depois de levedada, faça com a massa 4 ou mais bolas, coloque-as num tabuleiro polvilhado de farinha e deixe levedar de novo, mas menos que da primeira vez. Pincele-as com ovo batido, e leve a cozer a forno bastante quente.

images

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité