Les Portugalmaniacs

Une bande de joyeux lurons de Portugalmaniacs vous présentent le Portugal dans la bonne humeur qui leur est coutume

03-12-15

Les frères LOPES a Sevran

Les frères LOPES a Sevran semana portuguesa Extrait

C'est "cabaret portugais" avec les frères LOPES, un duo Paris-Lisbonne, qui associeaccordéon et chant, sait êtretout aussi libre et imprévisible, poétiqueet créatif, que virtuose et simple. Improvisateurs, arrangeurs, auteurs-compositeurs-interprètes, ils naviguent constamment entre ce qui leur échappe et leurs certitudes....
AU SUJET DES EXTRAITS :
O folclore português é composto por diferentes estilos de musica e de danças que podem variar segundo as regiões. Por vezes pode ser  tipico a uma  so localidade (pauliteiros de Miranda) .
o mesmo estilo pode ser adoptado da borda de àgua e as regiões do interior, cada um lhes integra as suas particularidades dos trajes e dos instrumentos regionais e das tarefas locais.
Os principais estilos são : Cana Verde, Chula, Vira, Corridinho,Picadinho, o malhão, o Bailinho da Madeira, Chamarrita ( Açores),Verde Gaio, Fandango, Chotiça, Marchas, as danças dos pauliteiros de Tras-os-Montes ou a dança do pau. etc!
A Cana Verde:
 Dança tipica do Minho,  foi tambem adoptada pelo folclore brasileiro que lhe deu cores locais.
Coreografia: Pares dançando sempre girando em roda, alternando a dança agarrados ou separados com os braços no ar num ritmo  e movimento de pés rapido.
Muito utilizada como dança de entrada e de saida de espetaculo. A riqueza dos trajes minhotos em cores, faz dos movimentos giratorios e sincronizados das raparigas um efeito espetacular das saias sem saiotes........ encantador.
Chula:
Uma dança tipica do Alto Minho
Dança-se com um ar musical de desafio, pares  dançando em roda, agarrados ou separados podendo mesmo mudar de par .
É um ritmo menos ràpido mas compasso bem marcado pelo bater dos pés, certas variantes são complexas e complicadas mas que lhe dà um estilo inomparavel.
Adoptado tambem pelo folclore brasileiro.
O Vira:
Muitos se acordam a dizer que é rainha das danças tipicas  do Minho, no entanto é certamente uma das mais dançadas em todo o territorio português, uma dança adoptada por todas as regiões e adaptada a cada  uma delas  pelos instrumentos musicais que pelos trages tradicionais.
Dançado em par, homens e mulheres frete a frente  vão girando , avançando e recuando  sucessivamente homens e mulheres até que a voz de um cantador "virou" comanda uma meia volta interior que os faz trocar de par .
Dança viva  muito rica em movimento  o que dà um espetacular efeito aos trajes particularmente na zona da nazaré com as saias a multiplos saiotes .

Posté par bety à 11:44 - MUSIQUE - Commentaires [0] - Permalien [#]

Commentaires

Poster un commentaire